ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > SE: FRENTE BRASIL POPULAR É LANÇADA EM LAGARTO

SE: Frente Brasil Popular é lançada em Lagarto

23/06/2017

Também será espaço de debate e luta contra as Reformas e por Diretas

Escrito por: Iracema Corso

Com população estimada de 103 mil e 188 habitantes (IBGE 2016), o município de Lagarto – terceiro mais populoso de Sergipe, localizado na região Centro-Sul do estado – também será espaço de debate e luta contra as Reformas Trabalhistas, da Previdência e por ‘Diretas já!’. A Frente Brasil Popular foi lançada no município de Lagarto na última terça-feira, dia 20 de junho, na sede do SINTESE.

O lançamento da Frente em Lagarto contou com a participação de lideranças sindicais, juventude, militantes do movimento social, assessores do mandato do deputado João Daniel (PT), membros do Movimento Sem Terra (MST), do SINTESE e da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (FETAM/CUT).

Dirigente da FETAM/CUT e presidente do SINDSERVE POÇO VERDE, João Fonseca participou da discussão sobre as atividades de luta que devem ser realizadas em Lagarto já na próxima semana. O dirigente sindical avaliou que toda pressão política que o movimento social construir em Lagarto, através de protestos e debates, vai gerar bons resultados. “Lagarto é um polo forte em Sergipe. Foi o município que elegeu três deputados, dois em âmbito estadual e um deputado federal. Então é estratégico que a população de Lagarto seja devidamente esclarecida sobre o retrocesso histórico e as perdas de direitos trabalhistas e previdenciários decorrentes das reformas golpistas. A Frente vai travar o diálogo, divulgar informações fundamentais e estimular que a população de Lagarto questione os parlamentares que elegeu para que não votem pelo fim dos direitos trabalhistas e fim da previdência social”, observou.

João Fonseca divulgou que estudantes, professores e trabalhadores do município de Poço Verde participaram de um Seminário sobre as Reformas Trabalhistas e da Previdência, no último sábado, dia 17 de junho, organizado pelo SINDSERVE POÇO VERDE, Sindicato de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais e pelo SINTESE. O Seminário também contou com a apresentação da quadrilha Renascer e com o forró do sanfoneiro Dalvo de Bahiano. “O vereador Iran Barbosa (PT) deu uma palestra muito boa, esclarecedora, didática, fazendo uma retrospectiva de todos os golpes executados pela elite ao longo da história do Brasil. Os municípios sergipanos estão se mobilizando, a população está fazendo pressão e tudo indica que faremos uma grande greve geral no dia 30 de junho”.

Véspera do São João, nesta sexta-feira, dia 23 de junho, a Frente Brasil Popular será lançada em Monte Alegre, município do Sertão sergipano. O lançamento está previsto para as 9h da manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre.

O que é a Frente Brasil Popular?

Formada no segundo semestre de 2015, naquela época como organização de resistência em defesa da democracia, desde seu surgimento as entidades que compõem a Frente alertavam que a derrubada do governo eleito Dilma Roussef não seria apenas um golpe contra o governo e seu partido, mas também um golpe contra os direitos da classe trabalhadora. Percebe-se que na atualidade as avaliações da Frente Brasil Popular foram acertadas e hoje o governo ilegítimo Michel Temer propõe reformas que desmontam os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, conquistados pelo povo brasileiro no último século.