ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > EM SERGIPE, GOVERNADOR DESISTE DE PRIVATIZAR A DESO

Em Sergipe, governador desiste de privatizar a DESO

26/02/2018

Conquista é resultado da resistência dos funcionários da companhia de saneamento

Escrito por: FNU

Foram meses e meses de muita luta dos funcionários da DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe – , representados pelo Sindisan, contra a intenção declarada do governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB), de vender a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, o que, consequentemente, seria a privatização do saneamento básico no estado.

Mas todo esforço da diretoria Sindisan de programar e participar de atividades por vários municípios do Estado, de visitar parlamentares, de buscar apoio a manifestos, de fazer o embate com diferentes agentes públicos e de promover a conscientização da população sobre o mal que seria tratar o saneamento como mercadoria, foi recompensado. A vitória foi conquistada!

Na manhã desta segunda-feira (26/2), Jackson Barreto assina carta rescindindo a participação da DESO no Programa de Desestatização do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O presidente do Sindisan, Sílvio Sá, por inúmeras vezes em suas visitas às Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa destacou o prejuízo à população, caso a DESO fosse privatizada, pois a tarifa subiria 32% por conta do PIS, Cofins e ICMS, impostos que hoje não incidem por ser uma empresa pública de saneamento.

Em manifesto divulgado, em março do ano passado, por entidades sindicais, de classe e da sociedade civil organizada, inclusive subscrito pela FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – foi declarado NÃO a qualquer forma de privatização da DESO e a defesa por mais investimentos na Companhia, transparência e democratização das ações da empresa e do governo, melhorias nas condições de trabalho e valorização dos seus trabalhadores, para que pudessem ser prestados melhores serviços à população. O documento também solicitava o fim das terceirizações nas atividades-fim, gestão estritamente técnica (fim das indicações politiqueiras nos principais cargos e que tanto prejudicam a empresa) e controle social.

FNU/CNU parabeniza Sindisan – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe

As diretorias da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – e da CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários – parabenizam toda a equipe, diretores e funcionários, do Sindisan pelo esforço incomensurável na luta contra a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO – e que, agora, é revertido em vitória, com o anúncio do governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, declinando da intenção de privatizar a empresa.

A FNU/CNU parabeniza também os trabalhadores da DESO que, ao lado do Sindisan, foram verdadeiros guerreiros para salvaguardar a DESO em todas as batalhas até a conquista desta vitória. E saibam que, por essa dedicação, transformam seu sindicato em referência nacional na luta pela defesa do saneamento público, sublimando a premissa que água e saneamento são direitos e não mercadorias.

Parabéns pela conquista!

Pedro Blois