ESCOLA CANTO DA ILHA > APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

Apresentação da escola

UMA ESCOLA DOS TRABALHADORES PARA OS TRABALHADORES

A Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha - ETHCI, com sede em Ponta das Canas, Florianópolis-SC, tem sua atuação educacional pautada pelos acúmulos metodológicos advindos das experiências educativas (em âmbito nacional e regional) desenvolvidas pela Rede de Formação da Central Única dos Trabalhadores. Desenvolve ações de Educação Profissional junto aos trabalhadores, empregados e desempregados, da cadeia produtiva do turismo e hospitalidade, a partir da concepção de Educação Integral, ou seja, garantindo a articulação das dimensões da Educação Propedêutica (escolarização), Educação Profissional e da Formação para a Cidadania.
A Educação Profissional dos trabalhadores assume, cada vez mais, um papel estratégico e insere-se no contexto das reivindicações populares pelo acesso à Educação Gratuita e de Qualidade e pela necessidade de construção de alternativas de desenvolvimento local sustentável para o qual devemos considerar a vocação sócio-econômica local/regional. Assim, a proposta político-pedagógica implementada se articula aos debates em torno das políticas públicas de emprego e do processo de desenvolvimento local que promova a inclusão social.
A Educação Profissional, desenvolvida pela ETHCI, não se restringe ao mero preparo para o desempenho de funções, mas busca problematizar a realidade, para que os trabalhadores possam apropriar-se criticamente da totalidade dos processos que ocorrem no mundo do trabalho e na sociedade em geral, propondo alternativas que apontem para a melhoria das condições de trabalho e de vida. Desta forma, a formação técnica para o trabalho, compreendida como qualificação sócio-profissional, é somada à preparação para a vida e para o exercício da democracia e da cidadania ativa.

Desde 2003, a Escola vem realizando cursos de Educação Profissional Inicial e Continuada nas áreas de Informática, Gastronomia e Higiene e Manipulação de Alimentos, Espanhol, Arte e Cultura, Relações Comerciais e Vendas, Gestão Hoteleira e de Restaurantes, Manutenção de Motores de Barcos, cursos de Educação Profissional integrada a Elevação de Escolaridade e Cursos Técnicos na Área do Turismo e Hospitalidade.