Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha participa da oficina metodológica nacional promovida pela Secretaria Nacional de Formação da CUT

06/05/2014

Atividade aconteceu no Instituto Cajamar, SP nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2014

Escrito por: Rosana Miyashiro, ETHCI e Emanoel Sobrinho, educador da Escola NE

O Instituto Cajamar foi e continua sendo palco da formação de quadros dirigentes e militantes do sindicalismo brasileiro. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, suas modestas instalações abrigaram cursos sobre temas da conjuntura e do mundo do trabalho brasileiros e internacionais, que forjaram a primeira geração de sindicalistas combativos, entre os quais Lula, Vicentinho, Gilmar Carneiro e Avelino Ganzer.

Passados mais de 30 anos do novo sindicalismo brasileiro, sindicalistas e educadores das Escolas da Rede de Formação da CUT foram reunidos pela Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF/CUT) para debater as raízes da concepção metodológica da formação cutista e aprimorar os programas da Política Nacional de Formação (PNF) da Central Única, no Instituto Cajamar.

A oficina metodológica nacional aconteceu entre os dias 28 e 30 de abril e reuniu mais de 30 participantes, entre secretários estaduais de formação, dirigentes dos núcleos estaduais de formadores, dirigentes e educadores das Escolas Sindicais da CUT das regiões Norte, Nordeste, Centro- Oeste Sudeste e Sul.

José Celestino Lourenço (Tino), Secretário Nacional de Formação e Diretor da Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha destacou na oficina os encaminhamentos do Coletivo Nacional de Formação (CONAFOR), realizado em março deste ano, possibilitando o aprofundamento de reflexões sobre a sistematização da formação sindical cutista e o aperfeiçoamento da estratégia de implementação dos programas prioritários da PNF.

A Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha teve como representantes Rosana Miyashiro e Evaristo Dopico Luzardo, que socializaram a experiência de sistematização da ETHCI/CUT ao longo de sua trajetória de 10 anos para contribuir no debate sobre a concepção e práticas de sistematização pautadas nos princípios da PNF e estratégias metodológicas para a construção do projeto de sistematização nacionalmente articulado. Garantir a unidade metodológica e o registro permanente no desenvolvimento da formação se constituem como desafios no processo de sistematização das experiências na Rede de Formação da CUT. Aqui, não se pode confundir sistematização com relatório de atividades, trata-se, portanto, de uma reflexão mais profunda e crítica sobre a prática formativa e que implica em comunicar os passos, as aprendizagens e os impactos na organização sindical, possibilitados pela experiência, bem como suas contradições e limites.

Além do tema da Sistematização, a oficina contou com trabalhos no âmbito dos programas Negociação e Contratação Coletiva (NCC) e Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR), onde as Escolas Sindicais trocaram suas experiências desenvolvidas em 2013 e aprimoraram os percursos formativos e as estratégias de implementação de cada programa.

As oficinas metodológicas continuarão ao longo de 2014. Mais duas etapas estão previstas pela Secretaria Nacional de Formação. Até a próxima oficina, as Escolas Sindicais da CUT deverão formular os seus projetos de sistematização e darão continuidade às reflexões sobre as estratégias dos programas formativos da PNF.

Uma nova geração de quadros dirigentes sindicais está sendo forjada pela PNF, cabe a ela dar continuidade ao projeto de liberdade e autonomia sindical gestado pelo novo sindicalismo e que se materializa - de forma renovada - com as lutas e experiências da classe trabalhadora organizada pela CUT. Atualmente, o Cajamar e as Escolas Sindicais e de Educação Profissional da CUT são os palcos da educação dos trabalhadores e formação da militância cutista do campo e da cidade.