ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DEBATE SOB O TEMA “CONJUNTURA BRASILEIRA: OS DESAFIOS SOBRE EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA” NA UDESC

Debate sob o tema “Conjuntura brasileira: os desafios sobre educação e docência” na UDESC

17/08/2016

A equipe da Escola de Turismo e Hotelaria presente na palestra com Gaudêncio Frigotto

Escrito por: ETHCI/CUT

Os educadores e coordenação da ETHCI-CUT participaram no dia 04 de agosto de 2016 da palestra de abertura da aula inaugural do curso de pedagogia na UDESC, que contou com a presença do professor Gaudêncio Frigotto  da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o tema “Conjuntura brasileira, os desafios sobre educação e docência”. Foi uma noite muito importante para ampliar as reflexões sobre a Escola Sem Partido, que se faz presente no atual cenário político do país colocando em risco a liberdade de expressão em sala de aula, liquidando a função do ato de ensinar e a tarefa de educar, como alerta Frigotto.

Frigotto destaca que a escola sem partido é fruto deste momento no qual o país sofre ataques à democracia. Segundo o professor, neste momento de crise vale retomar as ideias de Antônio Gramsci que reflete que a crise é um momento onde o velho não morreu e o novo ainda não pode nascer.

O Projeto “Escola Sem Partido”(PLS 193/2016, PL 1411/2015 e PL 867/2015) é uma proposta que visa eliminar a discussão ideológica no ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento.

Como diz Claudia Dutra e Camila Moreno em artigo na Carta Capital de 08/08/2016, trata-se de uma elaboração que contraria o princípio constitucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, assim como o da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, considerando como válidos determinados conteúdos que servem à manutenção do status quo, taxando de doutrinários aqueles que representam uma visão não hegemônica.

Frigotto é um grande questionador da proposta da “Escola Sem Partido” e tem publicado artigos relacionados a este tema. Publicamos aqui o link do artigo “Escola Sem Partido”: imposição da mordaça aos educadores, http://www.pagina13.org.br/educacao-2/escola-sem-partido-imposicao-da-mordaca-aos-educadores/.

Agradecemos o convite do Professor Vitor Malaggi - UDESC que oportunizou a nossa participação nesta atividade com um tema relevante para todos os educadores que lutam por um educação emancipadora!