ESCOLA CANTO DA ILHA > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ESTUDANTES DO PROEJA FIC INFORMÁTICA PARTICIPAM DA ATIVIDADE COM O PROF. GAUDÊNCIO FRIGOTTO

10/09/2018

No dia 17/08/2018 aconteceu o debate sobre a "Conjuntura do Trabalho e Educação: os desafios para a formação da classe trabalhadora"

Escrito por: ETHCI/CUT

Os estudantes do PROEJA FIC INFORMÁTICA (turmas 1 e 2 vespertino) elaboraram uma matéria sobre o evento, como parte do Percurso Formativo.

Socializamos a seguir, as produções coletivas.

.

Palestra para estudantes e trabalhadores com Gaudêncio Frigotto*

23 de Agosto de 2018

No dia 17 de Agosto de 2018, na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT aconteceu uma palestra sobre educação e trabalho com o professor Gaudêncio Frigotto.

O auditório estava bastante cheio, com cerca de 100 participantes. O público era formado por professores e coordenadores da Escola da CUT, da Prefeitura de Florianópolis, IFSC, UFSC, UDESC, integrantes de sindicatos e alunos do PROEJA INFORMATICA.

O palestrante falou sobre a educação no Brasil, os desafios para os jovens estudarem, as dificuldades que a classe trabalhadora enfrenta hoje em dia e política. A aluna do PROEJA INFORMÁTICA Ingrid perguntou qual é a escola ideal para os jovens, o professor Gaudêncio falou que a escola ideal não é só deveres, conteúdo e trabalho, é também lazer e conhecimentos gerais, algo muito importante para o crescimento da juventude.

Nós achamos a que palestra foi muito instrutiva e educativa, com muitas dicas para os estudos e a vida profissional.

*O texto foi escrito coletivamente pelos educandos (as) do curso PROEJA INFORMÁTICA VESPERTINO (TURMA 1) que acontece na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Conjuntura trabalho e educação: desafios da educação de trabalhadores**

Para discutir a conjuntura de trabalho e educação no Brasil, aconteceu no auditório da ETHCI uma palestra com Gaudêncio Frigotto, sobre os desafios da educação dos trabalhadores. Na escola de turismo e hotelaria Canto da Ilha CUT, com mais ou menos 75 pessoas, entre elas professores, representantes do sindicato dos trabalhadores, professores da Prefeitura Municipal de Florianópolis, professores e alunos do Instituto federal de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina, e alunos da Proeja de Informática e Comunicação. O encontro iniciou as 14:35h do dia 17 de agosto, com a apresentação da coordenadora pedagógica da ETHCI, Rosana Miyashiro, e seguiu com a introdução do palestrante.

Frigotto abordou assuntos voltados à política e sua influência na educação. Explicou que a meta dos políticos é tirar matérias para nos ensinar somente a ler e escrever, para que possamos apenas votar e ser força de trabalho. Foram abordados também temas relacionados à juventude, pobreza, corrupção, reforma da previdência, dupla cidadania, forças armadas e as pautas do cenário político brasileiro atual.

A palestra terminou com três perguntas da platéia, que foram gentilmente respondidas por Gaudêncio. Sobre o questionamento de uma escola ideal, Frigotto respondeu que seria onde pudéssemos ser contemplados no lazer, trabalho, educação.

**O texto foi escrito coletivamente pelos educandos (as) do curso PROEJA INFORMÁTICA VESPERTINO (TURMA 2) que acontece na Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.